Fertilidade do solo
A fertilidade de um solo está relacionado com um equilíbrio ambiental do ecossistema associado ao solo, ou seja, deve ter condições propícias para que este ecossistema possa estar em constante desenvolvimento. Isso está relacionado com os macro e micro nutrientes presentes no solo, bem como uma boa disponibilidade de água em função da sua porosidade.
Existem solos que possuem uma fertilidade natural bastante alta. Isso acontece quando a rocha matriz do solo possui minerais com elementos químicos bastante diversificados e que, após ataque do intemperismo químico que decompõe estes minerais transofrmando em minerais secundários do solo, possam ser aproveitados pelas plantas. Solos provenientes de rochas basálticas são bastante férteis, em função dos elementos químicos encotrados neste solo. Já solos provenientes de arenitos, são pouco férteis, pois seu material de origem possui muita sílica, que em quantidades altas, acaba sendo prejudicial para muitas plantas.
Solos argilosos são mais férteis, pois as argilas possuem carga elétrica e capacidade de troca catiônica (CTC), por isso, são capazes de adsorver inúmeros elementos químicos que servem como nutrientes para as plantas.
Ainda temos solos que possuem pH muito ácido, necessitando fazer uma correção da mesma. Este processo se chama de calagem, na qual aplica-se calcário no solo.
Quando um solo não dispõe de elementos químicos que possam ser aproveitadas pelas plantas, pode-se melhorá-lo com a adubagem. Este processo é uma simples adição de matéria orgânica, que nada mais são do que restos vegetais/animais decompostos.
Fonte do texto acima: http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/
Fonte do texto acima: http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/
Nenhum comentário: