Intemperismo
Para se formar um solo, é necessário conhecer a rocha matriz, o relevo, o clima, os organismos vivos e o tempo. Contudo, é o intemperismo que transforma o solo, sendo que existem os intemperismos físicos, químicos e bioloógicos. A atuação destes, depende fundamentalmente da localização geográfica, pois isto implica no clima. Desta maneira em climas mais áridos, o intemperismo físico atua com mais intensidade, já em climas úmidos, é o químico.
- FÍSICO
O intemperismo físico, é o responsável pela desagregação das rochas. Ele inicia com a radiação solar, pois quando a rocha é exposta a essa radiação, ela tende a se expandir. Com a noite, a rocha começa a se esfriar, e com isso ela se contrai. Com o passar dos tempos, este movimento acaba desfragmentando essa rocha, fazendo com que começe a aparecer inúmeras pequenas fraturas.
A desagregação da rocha (fragmentos) causado pelo intemperismo físico
Fonte: http://geomarco.com/htm/temas/5.htm
Outro agente do intemperismo físico é o gelo, pois a água consegue por gravidade entrar pelas fraturas da rocha. Se o clima for propício, esta água ao se congelar, acaba se expandindo, contribuindo ainda mais para o fraturamento da rocha.
Intemperismo físico causado pelo gelo
Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/materia/print/0,5920,POR-16-48-628-5731,00.html
- QUÍMICO
Este tipo de intemperismo é causado pela ação da água, ou melhor, pelo pH da água. Quando a água começa a interagir em contato com a rocha, esta tende a se decompor, em função do pH da água. Portanto, este é o tipo de intemperismo que altera os minerais primários das rochas em minerais secundários dos solos. Eles acabam ocorrendo mais em climas mais úmidos ou em locais na paisagem onde há o acúmulo de água, como nas porções côncavas das vertentes ou nas planícies, em função da declividade.
As alterações químicas nas rochas em função do intemperismo químico
Fonte: Fonte: http://geomarco.com/htm/temas/5.htm
- BIOLÓGICO
A ação dos organismos vivos é de suma importância na formação do solo, tanto nos aspectos da criação dos horizontes superficiais orgânicos do solo, na qual existe um acúmulo de restos animais/vegetais que são decompostos por microorganismos, como as bactérias. Esta camada de solo é a responsável pela manutenção de muitos ecossistemas que necessitam destas porções orgânicas para se desenvolverem.
Outro fator importante é que quando uma árvore morre, as suas raizes apodrecem e este espaço que antes era preenchido pela raiz, acaba se tornando um canal preferencial de inflitração de água, podendo assim contribuir para o intemperismo químico.
As raízes das árvores penetrando por entre as rochas
Fonte: http://geologiahoje.blogspot.com/2010/08/principais-agentes-do-intemperismo_02.html
A ação dos organismos vivos no solo que geram o intemperismo biológico
Fonte: http://marianaideiasforadacaixa.wordpress.com/2010/10/15/pedologia-intemperismo-e-pedogenese/
Fonte do texto acima: http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/
Nenhum comentário: