Exercicios
AULAS 1 e 2 – NOÇÕES ESPACIAIS: GEODÉSICAS
01. (FUVEST 2011)

Um viajante saiu de Araripe, no Ceará, percorreu, inicialmente, 1000 km para o sul, depois 1000 km para o oeste e, por fim, mais 750 km para o sul. Com base nesse trajeto e no mapa acima, pode-se afirmar que, durante seu percurso, o viajante passou pelos estados do Ceará,
a) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.
b) Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.
c) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.
d) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 750 km da cidade de São Paulo.
e) Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás e São Paulo, tendo visitado os ecossistemas da Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado. Encerrou sua viagem a cerca de 250 km da cidade de São Paulo.
02. (UCPEL).Observe atentamente o mapa a seguir e identifique os pontos A, B, C, D e E.

I. O ponto A está situado em uma faixa climática bastante diferente daquela onde se localiza o ponto D.
II. O ponto B localiza-se em uma faixa de alta latitude e altitude.
III. Os pontos E e C estão situados praticamente a mesma distância longitudinal de Greenwich.
IV. O ponto E apresenta menor valor de latitude em relação ao ponto B
V. Os pontos A e D estão situados praticamente a mesma distância latitudinal do Equador.
Estão corretas as afirmativas
a) III e IV.
b) I, II, III e V.
c) I e II.
d) I, III e V.
e) I, III e IV.
03. (PUC-RS 2000) Dois viajantes deslocam-se do Meridiano 5 graus oeste para o Meridiano 10 graus leste. O primeiro sobre a linha do Equador e o segundo sobre o Círculo Polar Ártico. A afirmativa correta sobre essa viagem é:
a) Ambos percorrem o mesmo número de graus e quilômetros, aumentando uma hora legal no percurso.
b) Ambos percorrem o mesmo número de graus, aumentando uma hora legal no percurso, porém o primeiro terá que andar mais em quilômetros que o segundo.
c) O primeiro percorrerá maior número de graus e quilômetros que o segundo, e ambos terão diminuído uma hora legal em seus percursos.
d) Ambos percorrem o mesmo número de graus e quilômetros, diminuindo uma hora legal no percurso.
e) Ambos percorrem o mesmo número de graus e quilômetros, permanecendo na mesma hora legal.
04. (UTRPR 2009) Durante a translação da Terra e em função da sua obliquidade e esfericidade, o ângulo de incidência dos raios solares se modifica durante o ano. Assinale a única alternativa correta sobre os fenômenos observados quando ocorrem os equinócios durante o ano.
a) A incidência do Sol é vertical sobre o Equador e mais oblíqua perto dos polos.
b) A incidência do Sol é perpendicular ao trópico de Câncer e oblíqua no Equador.
c) A incidência do Sol é perpendicular ao trópico de Capricórnio e oblíqua na latitude 23ºS.
d) A duração do dia é maior que a duração da noite no Hemisfério Sul.
e) A duração do dia é menor que a duração da noite no Hemisfério Sul.
05. (Fuvest 2008)

Uma regra prática para orientação no hemisfério Sul, em uma noite estrelada, consiste em identificar a constelação do Cruzeiro do Sul e prolongar três vezes e meia o braço maior da cruz, obtendo-se assim o chamado Pólo Sul Celeste, que indica a direção Sul. Suponha que, em determinada hora da noite, a constelação seja observada na Posição I. Nessa mesma noite, a constelação foi/será observada na Posição II, cerca de
a) duas horas antes.
c) quatro horas antes.
e) seis horas depois.
b) duas horas depois.
d) quatro horas depois.
06. (FUVEST) O a núncio oferece um apartamento para a venda no município de São Paulo. A expressão “face norte” indica que o apartamento:
|
a) deve ter boa luminosidade por estar voltado para o norte.
b) deve ter boa luminosidade pela manhã e à tarde graças à longitude de São Paulo.
c) está na zona norte, área muito valorizada, pois fica próxima aos mananciais do município.
d) deve ter boa luminosidade pela manhã e à tarde, pois fica na fachada frontal do prédio.
e) está na zona norte, próximo à serra da Cantareira, em local elevado e livre das enchentes.
07. (ENEM 2000) Em certa cidade, algumas de suas principais vias têm a designação "radial" ou "perimetral", acrescentando-se ao nome da via uma referência ao ponto cardeal correspondente. As ruas 1 e 2 estão indicadas no esquema abaixo, em que não estão explicitados os pontos cardeais.

Os nomes corretos das vias 1 e 2 podem, respectivamente, ser:
a) perimetral sul, radial leste.
b) perimetral sul, radial oeste.
c) perimetral norte, radial oeste.
d) radial sul, perimetral norte.
e) radial sul, perimetral oeste.
08. (UCS-RS 2009) Quando observamos o céu, temos a impressão de que nosso planeta está parado e que os outros astros é que se movem. Entretanto, a Terra realiza diversos movimentos, que afetam nossas vidas. O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre, por exemplo, determinam a desigualdade na distribuição de luminosidade e calor na Terra, conforme os períodos do ano. Assinale a alternativa, no quadro abaixo, que apresenta corretamente os dados do movimento de translação com relação às estações do ano.
| Posição da Terra | Estação no Hemisfério Sul | Estação no Hemisfério Norte |
a) | equinócio | inverno | outono |
b) | solstício | verão | inverno |
c) | equinócio | outono | verão |
d) | solstício | primavera | outono |
e) | equinócio | inverno | verão |
09. (UFPEL 2009) O movimento de translação é a órbita que a Terra percorre ao redor do Sol. Essa trajetória é realizada em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, a uma velocidade média de 29,9 km/s. Devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita, o planeta é iluminado de maneira diferente pelo Sol, em determinadas e diferentes épocas do ano, o que ocasiona as quatro estações do ano.
Com relação ao movimento de translação da Terra, é correto afirmar que
a) as ocorrências dos solstícios se dão nos momentos em que o Sol, a partir da Terra, se encontra o mais distante possível do “Equador celeste”, para norte ou para o sul.
b) os momentos em que a Terra está no periélio coincidem com o início dos solstícios de inverno e de verão.
c) os momentos em que a Terra está no afélio coincidem com o início dos equinócios de primavera e do de outono.
d) a incidência da luz do Sol de maneira igual sobre os dois hemisférios, em determinada época do ano, caracteriza os solstícios.
e) a maior incidência da luz do Sol em uma época do ano sobre o hemisfério norte, e em outra sobre o hemisfério sul, caracteriza os equinócios.
10. (UFT) Analise este mapa, em que está indicada a localização das cidades de Palmas e de Colinas do Tocantins:
Suponha a realização de uma viagem de automóvel de Palmas a Colinas do Tocantins, cuja duração aproximada é de quatro horas, com partida marcada para as 13 horas de um dia ensolarado, na véspera do Natal. É CORRETO afirmar que, durante essa viagem, o motorista vai receber os raios solares mais intensamente

a) de frente e pela direita.
b) de frente e pela esquerda.
c) pelas costas e pela direita.
d) pelas costas e pela esquerda.
11. (PUC-RS) Responder à questão com base no gráfico, que representa parte das coordenadas geográficas.

O ponto antípoda de B é:
a) 3° de latitude Norte e 2° de longitude Oeste.
b) 87° de latitude Sul e 2° de longitude Oeste.
c) 3° de latitude Norte e 178° de longitude Oeste.
d) 2° de latitude Sul e 177° de longitude Leste.
e) 3° de latitude Sul e 4° de longitude Leste.
12. (ENEM 2000) Casa que não entra sol, entra médico." Esse antigo ditado reforça a importância de, ao construirmos casas, darmos orientações adequadas aos dormitórios, de forma a garantir o máximo conforto térmico e salubridade.
Assim, confrontando casas construídas em Lisboa (ao norte do Trópico de Câncer) e em Curitiba (ao sul do Trópico de Capricórnio), para garantir a necessária luz do sol, as janelas dos quartos não devem estar voltadas, respectivamente, para os pontos cardeais:
a) norte/sul.
b) sul/norte.
c) leste/oeste.
d) oeste/leste.
e) oeste/oeste.
(ENEM) Texto para as questões 13 e 14
No primeiro dia do inverno no Hemisfério Sul, uma atividade de observação de sombras é realizada por alunos de Macapá, Porto Alegre e Recife. Para isso, utiliza-se uma vareta de 30 cm fincada no chão na posição vertical. Para marcar o tamanho e a posição da sombra, o chão é forrado com uma folha de cartolina, como mostra a figura:


Nas figuras abaixo, estão representadas as sombras projetadas pelas varetas nas três cidades, no mesmo instante, ao meio-dia. A linha pontilhada indica a direção Norte-Sul.

13. Levando-se em conta a localização destas três cidades no mapa, podemos afirmar que os comprimentos das sombras serão tanto maiores quanto maior for o afastamento da cidade em relação ao
a) Litoral.
b) Equador.
c) Nível do mar.
d) Trópico de Capricórnio.
e) Meridiano de Greenwich.
14. Pelos resultados da experiência, num mesmo instante, em Recife a sombra se projeta à direita e nas outras duas cidades à esquerda da linha pontilhada na cartolina. É razoável, então, afirmar que existe uma localidade em que a sombra deverá estar bem mais próxima da linha pontilhada, em vias de passar de um lado para o outro. Em que localidade, dentre as listadas abaixo, seria mais provável que isso ocorresse?
a) Natal.
b) Manaus.
c) Cuiabá.
d) Brasília.
e) Boa Vista
AULA EXTRA - FUSOS HORÁRIOS
01. (UFPI) Enquanto os piauienses estão tomando o café da manhã, os italianos já estão almoçando e os japoneses já se preparam para o jantar. Isto ocorre porque foram estabelecidos diferentes fusos horários para os vários países do mundo, conforme a localização geográfica de cada um, com base nas diferenças de luminosidade decorrentes do movimento de rotação da Terra.
Sobre essa questão, está correto afirmar:
a) Todos os países localizados ao longo de um mesmo paralelo têm o mesmo fuso horário.
b) A Terra está dividida em 24 faixas de meridianos que equivalem a 15° cada uma, calculadas em relação ao Equador, chamadas de fusos horários.
c) O estabelecimento da “hora legal” tem base nos fusos horários, considerando as faixas de 15° formadas pelos meridianos terrestres, enquanto a “hora local” tem base na posição dos locais em relação às suas latitudes.
d) Considerando que a Terra gira de oeste para leste, o Sol “nasce” primeiro nos países de fusos horários a Leste do Meridiano Zero
e) Cada fuso horário contém paralelos de 15° graus, por isso ocorrem diferenças de horas nos países que se localizam no Leste em relação aos do oeste do globo terrestre.
02. (PUC-RS) Três jovens amigos estão localizados em pontos diferentes da Terra: Paulo está a 165° Leste de Greenwich; Pedro permanece a 45° a Oeste de Paulo, e Clara está a 2° Oeste de Greenwich. Sabendo que no Meridiano Inicial são 18 horas do dia 5 de janeiro, a hora legal e o dia em que Paulo, Pedro e Clara estão são, respectivamente,
| Paulo | Pedro | Clara |
a) | 4h – dia 6 | 2h – dia 6 | 16 h – dia 5 |
b) | 5h – dia 6 | 3h – dia 6 | 5h – dia 5 |
c) | 17h – dia 5 | 15 h – dia 5 | 18 h – dia 6 |
d) | 7h – dia 6 | 9 h – dia 5 | 18 h – dia 6 |
e) | 5h – dia 6 | 2h – dia 6 | 18 h – dia 5 |
03. (UFAC) Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, “A” e “B”, encontram-se, respectivamente, a 90° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de “A” às 14h30min e chegou a “B” depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em “B” foi:
a) 18h30min da quarta-feira.
b) 19h30min da quarta-feira.
c) 22h30min da quarta-feira.
d) 00h30min da quinta-feira.
e) 02h30min da quinta-feira.
04. (UFMA) Apesar de ser uma medida antiga, o horário de verão no Brasil passou a ser adotado de modo contínuo somente a partir de 1985.
A esse respeito, leia as proposições abaixo seguida marque a opção que expressa, corretamente, três proposições sobre o horário de verão no Brasil.
I. Geralmente, o horário de verão é adotado apenas nos estados do Centro-sul, pois estando mais distante da linha do Equador, os dias são mais longos, permitindo economia no consumo de energia.
II. Nos meses finais e iniciais do ano, o dia tende a ser mais longo, principalmente nas proximidades do Trópico de Capricórnio.
III. Nas proximidades da Linha do Equador, a medida não é adotada porque a variação do fotoperíodo, quando existe, é muito grande.
IV. Caso se adotasse o horário de verão nas regiões Norte e Nordeste, a energia economizada pela manhã, seria gasta à noite, devido variação do fotoperíodo.
V. O horário de verão é um recurso adotado em muitos países, como no Brasil, para evitar a sobrecarga no sistema de produção e distribuição de energia nos períodos de pico.
a) II, III e V.
b) I, III e IV.
c) III, IV e V.
d) I, II e V.
e) I, II e III.
05. (UCPEL) Estamos em Greenwich (Londres) e são exatamente 14 horas do dia 10 de outubro de 2005. Que horas são em
1. Um ponto localizado a 45° de longitude oeste? ____
2. Um ponto localizado a 60° de longitude leste? ____
3. Um ponto localizado a 75° de longitude oeste? ____
A seqüência correta é
a) 1 (17 horas) 2 (12 horas) 3 (21 horas).
b) 1 (11 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).
c) 1 (11 horas) 2 (6 horas) 3 (21 horas).
d) 1 (17 horas) 2 (18 horas) 3 (9 horas).
e) 1 (17 horas) 2 (6 horas) 3 (9 horas).
06. (Mackenzie) Um jatinho particular levanta vôo de uma cidade localizada a 15º oriental do Meridiano de Greenwich às 22h do dia 10 de janeiro, em direção à cidade de São Paulo. Depois de nove horas do início da viagem, o avião pousa na capital paulista. Sabendo que grande parte do território brasileiro estava participando do horário de verão, indique, abaixo, a alternativa que corresponda ao dia e à hora em que o avião pousou em São Paulo (horário local):
a) 3h do dia 11 de janeiro.
b) 5h do dia 11 de janeiro.
c) 3h do dia 10 de janeiro.
d) 4h do dia 10 de janeiro.
e) 4h do dia 11 de janeiro.
07. (UNIFEI) O horário de verão é um recurso adotado em vários países para evitar sobrecarga do sistema de produção e distribuição de energia elétrica nos períodos de pico. No Brasil o horário de verão é adotado nos meses de outubro a fevereiro, quando os relógios são adiantados em uma hora. Em relação ao horário de verão, é incorreto afirmar:
a) Próximo a linha do Equador o horário de verão não é adotado, pois a variação de fotoperíodo, quando existe, é muito pequena.
b) Nos meses iniciais e finais do ano, o dia tende a ser mais longo do que a noite, principalmente nos estados mais ao sul do Brasil.
c) A economia de energia total é muito grande, acima de 15%.
d) Além do Distrito Federal, o horário de verão é adotado nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
08. (UFRS) Observe a figura a seguir.

No dia 10 de janeiro, às 8h, um navio cargueiro, em sua rota, cruza a Linha Internacional da Data no sentido Oeste (Gr). Após ter cruzado a referida linha, que dia e hora local são registrados no navio?
a) 9 de janeiro, 7h.
b) 9 de janeiro, 8h.
c) 10 de janeiro, 9h.
d) 10 de janeiro, 10h.
e) 11 de janeiro, 8h.
09. (VUNESP 2011) Analise o mapa dos fusos horários.

(Maria E. M. Simielli. Geoatlas, 2009. Adaptado.)
Você embarcou em Brasília no dia 18 às 22h00 locais. A rota a ser seguida passa sobre o continente Africano, o que estabelece 23 horas de viagem. Que dia e horário você chegará em Melbourne, Austrália?
a) Dia 20 às 18h00.
b) Dia 20 às 10h00.
c) Dia 18 às 11h00.
d) Dia 19 às 21h00.
e) Dia 19 às 11h00.
10. (UEL) Os primeiros relógios baseavam-se no aparente movimento do Sol na abóboda celeste e no deslocamento da sombra projetada sobre a superfície de um corpo iluminado pelo astro. Considere que: a Terra é esférica e seu período de rotação é de 24 horas no sentido oeste-leste; o tempo gasto a cada 15º de rotação é de 1 hora; o triângulo Brasília/Centro da Terra/Luzaka (Zâmbia) forma, em seu vértice central, um ângulo de 75°.

A hora marcada em Luzaka, num relógio solar, quando o sol está a pino em Brasília é:
a) 5 horas.
b) 9 horas.
c) 12 horas.
d) 17 horas.
e) 21 horas.
11. (PUC-RS) Duas cidades, A e B, possuem uma diferença horária de uma hora, entre elas. Considerando que pela cidade A passa o Meridiano de Greenwich, é correto supor que as cidades A e B são, respectivamente,
a) Los Angeles e Nova York.
b) Londres e Paris.
c) Roma e Istambul.
d) Dakar e Nairobi.
e) San Diego e Tegucigalpa.
12 (UEL) Sobre diferentes convenções, leia as citações a seguir e depois assinale a alternativa que indica, respectivamente, aquelas descritas nos textos I e II.
I. “Com os avanços da urbanização e da expansão do comércio fez-se sentir com intensidade cada vez maior a necessidade de sincronizar o número crescente das atividades humanas, e de dispor de uma rede de referências temporais cuja extensão regular pudesse servir de quadro de referência. Construir essa rede e fazê-la funcionar era uma das tarefas da autoridade central – clerical ou leiga. Dela dependiam o pagamento regular e periódico dos impostos, dos juros e dos salários, bem como a execução de inúmeros contratos e diversos compromissos; o mesmo acontecia com os numerosos feriados em que as pessoas repousavam de seu trabalho.”
II. “[...] passamos de uma forma de determinação do tempo que era pontual, descontínua e situacional para uma trama temporal contínua, de malhas cada vez mais finas, que encerram e condicionam em sua universalidade toda a extensão das atividades humanas. A rede temporal social conhecida pelos membros das nações altamente industrializadas é desse tipo. Hoje em dia, vai-se estendendo progressivamente pelo mundo inteiro, e é fácil observar as dificuldades acarretadas por sua adoção em regiões onde até hoje ainda se usavam formas mais primitivas de determinação do tempo.”
ELIAS, Norbert. Sobre o Tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 46; 77.
a) Latitude e Longitude.
b) Paralelos e Meridianos.
c) Calendário e Fuso horário.
d) Estações do ano e Coordenadas geográficas.
e)Meridiano de origem e Linha de mudança de data.
AULAS 3 a 5 – CARTOGRAFIA
01. (PUC-RS 2000) INSTRUÇÃO: Responder à questão 01 com base no mapa abaixo, sabendo que a distância entre A e B é de 2cm, e nas afirmativas.

I. O Equador está ao Norte do Trópico de Capricórnio.
II. A distância real entre os pontos A e B é de 1000 Km.
III. Palmas está ao Sul do Distrito Federal.
IV. Caso a escala do mapa fosse 1:100.000.000, todos os Estados nele representados teriam áreas
gráficas menores.
V. A orientação do mapa está invertida.
02. (UFSCar/2009) A figura é uma proposta de representação cartográfica, defendida pelo administrador de empresas Stephen Kanitz.

Pode-se afirmar que ela se fundamenta numa projeção cartográfica:
a) viável, pois embora invertida, não incorre em deformações na representação da superfície da Terra.
b) impossível, pois omite as nações mais ricas do globo, que detêm o poder político, econômico e militar.
c) correta, pois se utiliza da projeção cilíndrica de Peters para dar ênfase ao hemisfério meridional.
d) possível, mostrando que a escolha dos referenciais cartográficos tem componentes político-ideológicos.
e) incorreta, pois não respeita as normas básicas da projeção de Mercator, a mais correta das projeções.
03 (Fuvest 2004). O Campus da USP - Butantã dista, aproximadamente, 23 km do Campus da USP- Zona Leste e 290 km da USP – Ribeirão Preto, em linha reta. Para representar essas distâncias em mapas, com dimensões das páginas desta prova, as escalas que mostrarão mais detalhes serão, respectivamente:
| Campus Butantã Campus Zona Leste | Campus Butantã Campus Ribeirão Preto |
a) | 1:200.000 | 1:2.000.000 |
b) | 1:500.000 | 1:5.000.000 |
c) | 1:10.000 | 1:200.000 |
d) | 1:500.000 | 1:2.000.000 |
e) | 1:200.000 | 1:5.000.000 |
04. (PUC-RS) Responder à questão com base nos mapas e afirmativas a seguir.

I. Os dois são mapas políticos e estão representados na mesma escala.
II. A distância gráfica entre dois pontos no mapa 2 é maior que a distância entre esses mesmos pontos no mapa 1.
III. A escala do mapa 1 é maior que a escala do mapa 2.
IV. O denominador da escala do mapa 2 é maior, pois está mais reduzido.
V. Nas duas escalas, um centímetro do mapa corresponde à mesma quantidade de quilômetros na área real.
A análise das afirmativas relacionadas aos mapas permite concluir que está correta a alternativa
a) I, II e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) III, IV e V.
e) IV e V.
05.(UFPR) Quanto à representação cartográfica, é incorreto afirmar que:
a) A projeção cilíndrica de Mercator mostra um grande aumento nas altas latitudes, e no Equador apresenta a verdadeira grandeza nas áreas mapeadas.
b) A escala numérica é representada por uma fração, na qual o numerador representa a distância no mapa e o denominador a distância correspondente no terreno.
c) Escala gráfica representa no mapa, por intermédio de uma linha reta graduada, as distâncias correspondentes no terreno.
d) A escala 1/100000 indica que 1 cm no mapa equivale a 10 km no terreno.
e) A representação do relevo pelo processo hipsométrico utiliza as cores laranja-escuro e marrom para simbolizar as altitudes mais baixas.
06. (UNIFESP/2003) Observe o mapa, centrado num ponto do Brasil, que pode ser empregado para uma avaliação estratégica do país no mundo

(M. E. Simielli, " Geoatlas". 1991)
Esse mapa foi desenhado segundo a projeção
a) de Mercator.
b) cônica eqüidistante.
c) de Peters.
d) azimutal.
e) de Mollweide.
07. (FGV/2004) Os mapas constituem importante instrumento de auxílio à gestão ambiental. Mapas na escala 1:250.000 e 1:25.000.000 seriam mais adequados para a representação dos seguintes problemas ambientais:
a) destruição das florestas tropicais e ocorrência das ilhas de calor.
b) previsão do fenômeno El Niño e área de abrangência das chuvas ácidas.
c) ocorrência de chuva ácida e enchentes em áreas urbanas.
d) destruição da camada de ozônio e abrangência do fenômeno El Niño.
e) ocorrência das ilhas de calor e elevação da temperatura global (efeito estufa).
08. (UFSCar 2006) Considerando as escalas e as duas representações cartográficas, assinale a alternativa correta.

a) A área expressa numa representação cartográfica é diretamente proporcional à escala.
b) A escala da representação 1 é maior que a escala da representação 2.
c) Na representação 1, a superfície real foi reduzida 100 vezes e na 2 a redução foi de 1000 vezes.
d) A distância aproximada entre os pontos A e B é de 35 km .
e) A distância aproximada entre os pontos C e D é de 8 km .
09. (Unicamp 2004) A representação abaixo corresponde a uma porção de uma carta topográfica de escala 1:50.000 e a distância entre as curvas de nível é de 20 metros . Baseado na carta, faça o que se pede:

a) Considerando que a distância entre dois pontos hipotéticos (A e B) na carta é de 3,8 cm , qual a distância real em quilômetros entre esses dois pontos?
b) Utilizando os pontos cardeais, indique o sentido do escoamento das águas do rio.
c) Qual margem do rio é a mais indicada para culturas temporárias? Justifique.
10. (UFT) Analise esta anamorfose:

FONTE: IBGE. Contas Regionais do Brasil 1998-2001.Disponível em www.ibge.gov.br (Adaptado)
A partir dessa análise e considerando-se outros conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que essa anamorfose possibilita comprovar-se que
a) a concentração geográfica da riqueza no espaço nacional se expressa muito claramente.
b) a parcela mais considerável das estruturas produtivas do País está concentrada no Sudeste.
c) o PIB é diretamente proporcional à dimensão territorial ocupada pelas Unidades da Federação.
d) o PIB paulista é maior que o conjunto do PIB da região a que o Estado do Tocantins se integra.
11. Observe a figura abaixo, que representa as curvas de nível de uma região hipotética.

Qual o perfil topográfico que melhor representa o segmento A - A’ na figura acima?


(Fonte: Laerte, "Folha de S. Paulo", 06 de fevereiro de 2002.)
A história em quadrinhos faz referência:
a) à transição da agência espacial americana NASA para empresa comercial voltada ao público civil.
b) à popularização e democratização do uso da internet e de programas de sensoriamento remoto no Brasil.
c) à expansão do uso de imagens de satélite para investigação de fenômenos em várias escalas.
d) à globalização, que possibilitou maior integração do espaço mundial pela rápida evolução das telecomunicações.
e) aos vultosos investimentos brasileiros em programas de sensoriamento remoto voltados para o controle do território nacional
13. (UFPI) A cartografia temática pode ser utilizada para representar aspectos geoambientais da superfície terrestre. Assinale a alternativa que contém a denominação correta dos mapas de solo e de relevo.
a) Geológico e geomorfológico.
b) Pedológico e litológico.
c) Mineralógico e hipsométrico.
d) Pedológico e geomorfológico.
e) Hipsométrico e litológico.
14. (FUVEST 2009)

Considere os exemplos das figuras e analise as frases abaixo, relativas às imagens de satélite e às fotografias aéreas.
I. Um dos usos das imagens de satélites refere-se à confecção de mapas temáticos de escala pequena, enquanto as fotografias aéreas servem de base à confecção de cartas topográficas de escala grande.
II. Embora os produtos de sensoriamento remoto estejam, hoje, disseminados pelo mundo, nem todos eles são disponibilizados para uso civil.
III. Pelo fato de poderem ser obtidas com intervalos regulares de tempo, dentre outras características, as imagens de satélite constituem-se em ferramentas de monitoramento ambiental e instrumental geopolítico valioso.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
AULA 6 – ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
01. Assinale a alternativa que contém o período histórico descrito no texto abaixo:
Europa: tensão política devido ao nacionalismo exaltado e às lutas imperialistas, rivalidade econômica entre Alemanha e Inglaterra; grandes transformações sociais na Rússia
América: EUA se destacam como nação líder, enquanto a América Latina continuava dependente economicamente.
África: permanece sob o domínio das nações européias.
Oceania: continua em mãos de holandeses, ingleses e franceses.
Ásia: ascensão do Japão, enquanto a China continua decadente e sob o domínio do imperialismo ocidental.
a) o mundo às vésperas da Guerra de 1914;
b) a política mundial após a Segunda Guerra (1939-1945);
c) aspectos políticos do final do século XX;
d) período das Guerras Napoleônicas, no início do século XIX;
e) o período entreguerras (1918 a 1939).
02. (Fei 1996) A partir da vitória dos bolcheviques na guerra civil, Lênin implantou a NEP (Nova Política Econômica), que consistia:
a) Na coletivização forçada das terras e no extermínio de milhares de camponeses.
b) Na implantação de algumas medidas capitalistas com intuito de aumentar a produção e desenvolver a indústria.
c) No incentivo à indústria pesada através da estatização de todas as fábricas do país.
d) Na transferência do poder político do Partido Comunista para os Sovietes.
e) Na fundação do GOSPLAN.
03. (Mackenzie 2009) "A crise financeira que assola Wall Street, que dura quase 14 meses, atingiu seu auge na semana passada e trouxe a todas as mentes o fantasma da crise de 1929 e da Grande Depressão dos anos 30. A crise parecia suspensa na sexta-feira com a súbita euforia nos mercados diante do anúncio de intervenção do governo americano. (...) Ao longo da semana, a maior economia do mundo se converteu em um imenso laboratório onde estão sendo testadas as ideias para o capitalismo financeiro do século XXI. Em 1929, começou a maior crise financeira que o mundo já viu. Ela se alastrou por quase uma década e se confundiu, ao final, com o rearmamento em três continentes e com a Segunda Guerra Mundial. Fez surgir no Hemisfério Norte um capitalismo de face mais humana, mitigado pela necessidade política de incluir e proteger seus cidadãos.
É possível que a crise atual leve à construção de um novo modelo cujos contornos estão sendo definidos neste exato momento."
Revista "Época", 22/09/2008
A respeito da "crise de 1929" e do "Capitalismo Financeiro" praticado no século XX, considere as afirmações:
I. A crise de 1929 teve como ponto nevrálgico o excesso de oferta (queda substancial dos preços) nos Estados Unidos, aliado a grandes especulações financeiras;
II. São características do Capitalismo Financeiro: economia monopolizada, acúmulo primitivo do capital decorrente da expansão ultramarina, prática da tradicional Divisão Internacional do Trabalho;
III. Os Estados Unidos, diante da crise, executou o "New Deal", onde o governo passou a interferir na economia, elaborando e investindo de forma efetiva em diversos âmbitos da dinâmica social, buscando recuperar-se das perdas.
Então,
a) apenas I e II estão corretas.
b) apenas II e III estão corretas.
c) apenas I e III estão corretas.
d) apenas II está correta.
e) I, II e III estão corretas.
04. (Upe 2012) Observe com atenção o organograma a seguir:

O organograma acima exibe duas versões distintas do sistema capitalista, planejadas em diferentes épocas, intrínsecas à economia de mercado, contudo diferenciadas por características marcadas por oposições conjuntas. Sobre elas, analise os itens a seguir:
I. O Keynesianismo defende a ampla intervenção do Estado na economia, enquanto o Neoliberalismo aceita uma intervenção mínima do Estado na economia.
II. O Keynesianismo é favorável ao aumento de gastos públicos, enquanto o Neoliberalismo estimula o Estado de bem-estar social.
III. O Keynesianismo propõe a geração de empregos por intermédio da receita pública, enquanto o Neoliberalismo defende a abertura econômica dos países.
IV. O Keynesianismo critica o pensamento econômico clássico, enquanto o Neoliberalismo busca aplicar os princípios do liberalismo clássico.
V. O Keynesianismo critica o princípio da “mão invisível”, enquanto o Neoliberalismo critica a privatização de estatais.
Apenas está correto o que se afirma em
a) I.
b) III.
c) I e II.
d) I, III e IV.
e) I, II, III e V.
05. (Uerj 2013) O nível de concentração de renda em uma sociedade capitalista relaciona-se com as doutrinas econômicas que fundamentam as ações do Estado. Observe, no gráfico abaixo, a variação da participação da população que constitui o 1% mais rico na renda total nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, as doutrinas que predominaram na orientação das políticas públicas nos períodos de 1930 a 1980 e de 1980 a 2009 foram, respectivamente:
a) liberalismo – estatismo
b) estruturalismo – classicismo
c) fisiocratismo – institucionalismo
d) keynesianismo – neoliberalismo
06. A guerra de 1939 a 1945 trouxe algumas conseqüências mundiais, destacando-se, entre outras:
a) o fortalecimento político e econômico dos grandes impérios na Ásia e na África.
b) a derrocada da hegemonia européia, com a emergência de duas superpotências: Estados Unidos e União Soviética
c) a emergência dos países árabes, do Terceiro Mundo, com a superação das tensões internacionais através da ONU.
d) a independência da América Latina que estava sob domínio colonial das potências européias.
e) o surgimento de um novo modo de produção, o socialismo
AULA 7 – ORDEM DA GUERRA FRIA
01.Observe o mapa abaixo e assinale a alternativa verdadeira.

a) O mapa registra o período da Guerra Fria quando o mundo vivia as tensões de um choque entre as superpotências difundindo a partir da população européia um efeito de caráter psicológico que reforçava as alianças dos dois blocos.
b) O mapa retrata o momento da Nova Ordem Mundial caracterizando as divergências entre potências econômicas como o Japão e os Estados Unidos na disputa pelo controle e maior participação no mercado europeu.
c) O mapa caracteriza o período da Guerra Fria quando, em duas ocasiões logo após o término da 2ª GM, as organizações militares OTAN e Pacto de Varsóvia entraram em conflito pela hegemonia do espaço aéreo no continente europeu.
d) O mapa representa o momento da Nova Ordem Mundial quando os conflitos étnicos estão espalhados pela Europa e, em especial, na região dos Bálcãs quando as tropas do governo da Iugoslávia são atacadas pela OTAN e o governo Chinês ameaça entrar no conflito em apoio aos Sérvios seus antigos aliados.
e) O mapa retrata o momento da Nova Ordem Mundial quando o avanço da tecnologia de informática e da eletrônica melhora a comunicação integrando os diferentes espaços, mas em contrapartida esta outra vez acirrando as disputas entre empresas americanas e russas, trazendo à tona o conflito do mundo Bipolar.
02. (UEL) Considere o texto apresentado a seguir.
"O projeto de abrir os mercados europeus remonta ao pós-guerra, quando os EUA, por meio do Plano Marshall, iniciaram a reconstrução do Velho Continente. (...) Simultaneamente, eram erguidos os alicerces de um mercado global de capitais. Num futuro próximo, o sistema, acreditavam com razão os americanos, permitiria uma expansão internacional das empresas."
(Revista "Carta Capital", 04/08/99, p.24)
Além do aspecto econômico, a ajuda norte-americana aos países europeus também comportava uma preocupação geopolítica:
a) barrar o fluxo de imigrantes europeus, em especial dos países da Europa Oriental, para os EUA.
b) diminuir o envio de auxílio humanitário dirigido aos países da América Latina e Caribe para os países europeus.
c) impedir o avanço das áreas de influência da ex-União Soviética para além dos países do Leste Europeu.
d) possibilitar o acesso das empresas norte-americanas às matérias-primas minerais e aos mercados da Europa Ocidental.
e) garantir a soberania norte-americana sobre os novos territórios conquistados na região do Mediterrâneo, trocando-a por ajuda econômica.
03. (FGV) Derrotada nas duas guerras mundiais, a Alemanha esteve dividida por quarenta anos. A respeito das mudanças nas fronteiras alemãs, é correto afirmar que:
a) Os acordos de Potsdam, no final da Segunda Guerra Mundial, dividiram o território alemão em três zonas de ocupação: norte-americana, germânica e russa.
b) A cidade de Berlim, localizada na ex-República Democrática Alemã - de regime socialista - foi dividida em dois setores: ocidental capitalista, de economia de mercado, e o oriental socialista, de economia estatal.
c) A queda do muro de Berlim em 1989 possibilitou a reunificação da Alemanha, mas ao contrário do que se previa, tal fato enfraqueceu sua condição de potência mundial, devido à xenofobia e à ação de grupos neonazistas.
d) A Alemanha Ocidental comandou o processo de reunificação do território germânico no final da década de 1980, sem altos custos, pois a Alemanha Oriental figurava entre os países europeus mais industrializados e de elevada renda per capita.
e) A ex-República Federal Alemã e a ex-República Democrática Alemã constituíram o centro do conflito entre EUA e ex-URSS durante a Guerra Fria, sendo a primeira ligada ao Pacto de Varsóvia e a segunda, à OTAN
04. Com a derrota de Hitler, a Alemanha foi dividida em quatro zonas (norte-americana, britânica, francesa e soviética). Berlim, situada na zona de ocupação russa, foi também dividida em quatro setores administrativos, sob o controle de uma comissão quadripartida. Em junho de 1948. Stalin estabeleceu o bloqueio de todas as comunicações berlinenses com os países ocidentais, com o objetivo de dominar completamente a cidade, mas seu plano falhou porque:
a) aviões americanos e britânicos estabeleceram uma ponte aérea para o abastecimento dos setores bloqueados.
b) a Guerra Fria diminuiu subitamente.
c) o Pacto de Varsóvia não aprovou essas medidas e Stalin ficou sem apoio necessário.
d) estalou a Guerra da Coréia e os soldados foram chamados à linha de frente
e) a Conferência de Potsdan pronunciou-se contra o bloqueio.
05. (FGV-2008) Em 12 de março de 1947, em mensagem enviada ao Congresso, o presidente norte-americano Harry Truman, declarou que acreditava que a política dos Estados Unidos deve consistir no apoio aos povos livres que estão resistindo à subjugação por minorias armadas ou pressões externas. Esse é o ponto de partida da Doutrina Truman. Essa doutrina é reforçada em 1949, pois
a) começam a Guerra do Vietnã e a revolução socialista na Mongólia.
b) a Iugoslávia comanda a criação do Pacto de Varsóvia e eclode a revolução iraniana.
c) ocorre a Revolução Chinesa e há o primeiro experimento nuclear bélico soviético.
d) forma-se o Mercado Comum Europeu e Stalin é afastado do poder soviético.
e) a União Soviética invade a Hungria e o Egito nacionaliza o canal de Suez.
06. (FGV/2007) “Naqueles tempos havia equilíbrio e medo de destruição mútua. Naqueles tempos, uma parte tinha medo de dar um passo extra sem consultar as outras. Era com certeza uma paz frágil e assustadora, mas vista de hoje ela nos parece suficientemente confiável. Hoje parece que a paz não é tão confiável.”
A declaração do presidente russo Vladimir Putin, dada em fevereiro de 2007, evoca:
a) O período anterior à Segunda Guerra Mundial.
b) A belle époque, que julgava impossível uma nova guerra geral.
c) A situação vigente após a Primeira Guerra Mundial.
d) A era stalinista, auge da URSS como potência.
e) O mundo bipolarizado da guerra fria.
07. No período 1945-1991, a Europa passou por um processo de transformação político-econômico que se manifestou de forma diferente nas suas sub-regiões.
Com relação às transformações ocorridas nas sub-regiões européias não podemos afirmar que:
a) a Europa Ocidental passou a receber fortes investimentos de capitais norte-americanos;
b) o Leste Europeu tornou-se uma área que passou por um processo de socialização nos moldes da URSS;
c) a Europa Central manteve-se distante das pressões políticas da Guerra Fria;
d) na Europa Setentrional, os países Bálticos sofreram uma forte intervenção da URSS;
e) na Europa Meridional tiveram países que mantiveram-se capitalistas e outros adotaram o regime socialista como por exemplo a Iugoslávia e Albânia.
08. Podemos afirmar sobre o Plano Marshall
a) ajudou a reconstrução dos países comunistas depois da Segunda Guerra.
b)levou à liquidação dos impérios coloniais da França e Inglaterra.
c)foi uma forma de os Estados Unidos ajudarem os países do Comecom a restaurarem a economia capitalista abalada pela guerra.
d) foi a ajuda concedida pelos Estados Unidos á Inglaterra durante a guerra.
e) através dele, os Estados Unidos ajudaram o reerguimento da economia capitalista nos países da Europa Ocidental.
09. No contexto político do pós-guerra, a Europa fica dividida em duas áreas de influência, que vão determinar um período de bipolarização do mundo, conhecido como Guerra Fria. Assinale a alternativa que NÃO condiz com este período.
a) O bloqueio da cidade de Berlim por tropas da URSS é um marco inicial deste período.
b) A ameaça de expansão da influência soviética na Europa, leva os EUA, Canadá e alguns países da Europa Ocidental a criarem a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para se prevenirem de um possível ataque da URSS.
c) Para manter a influência política e militar nos países do Leste europeu, a URSS militariza as fronteiras entre os países socialistas e capitalistas da Europa, criando a chamada “Cortina de Ferro”, e também cria o Pacto de Varsóvia.
d) Para promover a reconstrução do pós-guerra nos países europeus, os EUA criam o Plano Marshall, ou seja, ajuda financeira aos países que adotassem a economia de mercado.
e) A política externa da URSS nos países do Leste Europeu sempre foi no sentido de estimular a autonomia dos socialistas, para que estes implantassem em cada país um regime socialista independente do Partido Comunista da União Soviética (PCUS).
10. O termo “Big Brother”, um reality show que atualmente dá nome a um programa de televisão exibido em vários países, refere-se a(o):
a) Obra do escritor, Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo, que traz a proposição de uma sociedade onde, apesar dos conflitos, as pessoas poderiam constituir comunidades baseadas em uma utopia fraternal.
b) Obra do escritor inglês George Orwell, que revela a preocupação com o controle crescente da Sociedade pelo Estado.
c) Obra de George Orwell, cuja preocupação central é desmistificar a “era das celebridades”, como um tipo de controle social da esfera privada, especialmente da vida íntima.
d) Obra do escritor Aldous Huxley que aborda a privatização da esfera pública.
e) Livro intitulado Admirável Mundo Novo, uma utopia às avessas, que aponta os riscos de uma sociedade em que predominam “celebridades” e tudo se reduz ao “espetáculo”.
GABARITOS
AULAS 1 E 2 – NOÇÕES ESPACIAIS: GEODÉSICAS
01 – e
02 – e
03 – b
04 – a
05 – d
06 – a
07 – b
08 – b
09 – a
10 – d
11 – c
12 – a
13 – b
14 – d
AULA EXTRA - FUSOS HORÁRIOS
01 – d
02 – e
03 – c
04 – d
05 – b
06 – e
07 – c
08 – e
09 – b
10 – d
11 – b
12 – c
AULAS 3 a 5 – CARTOGRAFIA
01 – Todas Verdadeiras
02 – d
03 – a
04 – c
05 – e
06 – d
07 – e
08 – e
09. a) 1,9 km b) Sentido Sudoeste
c) A margem direita, pois as isoípsas possuem um afastamento maior entre elas.
10 – c
11 – b
12 – c
13 – d
14 - e
AULA 6 – ORDEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
01 - e
02 - b
03 - c
04 - d
05 - d
06 - b
AULA 7 – ORDEM DA GUERRA FRIA
01 - a
02 - c
03 - b
04 - a
05 - c
06 - e
07 - c
08 - e
09 - e
10 - b
Na obra “1984” , escrita em 1948, George Orwell aborda a temática do controle da Sociedade pelo Estado — denominado “Big Brother” (Grande Irmão), aquele que tudo vê e controla. Segundo o autor, a obra foi elaborada como uma crítica ao regime “stalinista” vigente naquela época na União Soviética, onde se verificava um rígido controle das liberdades individuais.
Nenhum comentário: