Pesquisar algo

Evolução - Série completa




THC - Evolução

Esta série é clássica, não se acha mais hoje em dia.

Todo ser vivo passou por notáveis transformações ao longo de sua história biológica. Boca, visão, olfato, atividade sexual e sistema digestivo transformaram-se de mecanismos simples para dispositivos sofisticados. Saiba como tudo isto aconteceu nesta série


11 episódios
Dublado
490-500mb cada episódio


Aparelho digestivo

Não basta apenas comer para sobreviver... Também é preciso ter um sistema digestivo que transforme a comida em energia. Observe de perto o papel que têm tido as entranhas em alguns dos animais mais bem-sucedidos no sistema evolutivo: tiranossauros, cobras, vacas, os seres humanos, e outros. Faça uma viagem de 575 milhões de anos que começa com os primeiros organismos unicelulares e termina em sua própria mesa de jantar. Através de seqüências naturais, gráficos computadorizados e dramatizações, ilustraremos nossa eterna luta para sobreviver em nosso planeta.

link



Comunicação

Nossa habilidade para nos comunicar definiu nossa espécie. O poder de compartilhar informações uns com os outros foi o que permitiu que a espécie humana estivesse no topo da cadeia alimentar. Mas os humanos não são a única espécie que pode se comunicar. Organismos tão simples quanto uma bactéria se comunicam e cooperam entre si. Os peixes utilizam feromonas para avisar uns aos outros sobre possíveis predadores. Descubra como têm evoluído as estratégias de comunicação ao longo da história da Terra.

Link



Forma

link



Mandíbulas

Seu desenvolvimento permitiu aos animais matar, cortar e devorar. Talvez não exista um instrumento de sobrevivência mais importante do que mandíbulas fortes. Desde as afiadas fileiras de dentes serrados dos tubarões até a ardilosa mordida das mandíbulas do crocodilo, passando também pelos cortantes dentes caninos do leão, todos evoluíram em resposta à eterna luta entre predadores e presas.

link



Olhos

A visão é um dos sentidos mais utilizados e predominantes da evolução. Noventa por cento das espécies têm olhos, que são de vários tipos e formas. Descubra como certas medusas ancestrais podem ter sido as primeiras a evoluir para células sensíveis à luz. Descubra como os dinossauros desenvolveram olhos que os ajudaram a se transformar em bem-sucedidos caçadores. Finalmente, saiba como a habilidade de distinguir as cores ajudou os primatas a encontrar comida.

link



Pele

Compondo 16% do peso corporal, é o maior órgão do corpo humano... Permite que os pássaros voem, que os mamíferos alimentem suas crias e proporciona defesa contra predadores e parasitas. O que é? A pele. Desde as delicadas membranas que recobriam os primeiros animais até a pele elástica que cobria os dinossauros, este episódio examina como a pele mudou e se adaptou às transformações que afrontaram as espécies através da história.

link



Sexo

link



Tamanho

Durante mais de 3 bilhões de anos, a vida tomou muitas formas: desde uma bactéria de .02 micrometros até a baleia azul de 33 metros. Os cientistas estão estudando como a luta pela sobrevivência levou muitos animais a se tornarem menores e outros imensos. Entender a evolução do tamanho das coisas nos diz por que os grandes dinossauros se extinguiram enquanto os pequenos mamíferos permaneceram, ou por que os gigantescos mamutes diminuíram seu tamanho para se transformar nos elefantes modernos.

link



Velocidade

Velocidade, a habilidade de reagir e se mover podem fazer a diferença entre a vida e a morte no reino animal. Alguns animais evoluíram até se transformar em grandes voadores, nadadores ou corredores. Que força os leva a esta necessidade de mais velocidade, e depois faz com que seu corpo se adapte à mesma? Prepare-se para conhecer as espécies mais rápidas do mundo.

link



Veneno

O veneno, a arma natural mais letal empregada no reino animal se desenvolveu em criaturas tão diversas quanto medusas, insetos, cobras e inclusive mamíferos. Cientistas ao redor do mundo mostram como o veneno evoluiu para se adaptar às necessidades de cada animal que o possui. Conheça o caracol do cone, a criatura mais mortífera da atualidade, com um veneno capaz de se atualizar constantemente para estar sempre a um passo adiante de sua presa.

link


Voo

O ser humano sempre foi fascinado pela única parte do mundo que não conseguiu conquistar: o céu. Como foi o processo de evolução das primeiras criaturas voadoras? Neste episódio de Evolução examinaremos o primeiro vertebrado voador, o Pterossauro, que tomou os céus há 220 milhões de anos e eventualmente evoluiu até ter o tamanho de pequenos aeroplanos. Comparando os seus fósseis com os pássaros modernos, os cientistas tentarão descobrir como evoluíram as espécies com esta extraordinária capacidade.

link

Ver artigo original The manic

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.